Telefones de contato:
  • (11) 98990-5985

Áreas de atuação

Urologia minimamente invasiva

A urologia minimamente invasiva é a especialidade que tem por objetivo aumentar a resolução das doenças urológicas através de técnicas menos invasivas, ou seja, que utilizam os orifícios naturais do corpo ou mínimas incisões na pele.

Hoje é possível tratar cânceres por cirurgia robótica, cirurgia vídeo-laparoscópica e cirurgia endoscópica.Com resultados excelentes e recuperação rápida. O que antigamente era feito por grandes cirurgias mutiladores e longo tempo de recuperação.

As cirurgias de cálculos também podem ser realizadas por técnicas endoscópica ou percutânea. Ou ainda litotripsias por ondas de choque (não invasiva).

Uro-oncologia

A especialidade de uro-oncologia é realizada por urologistas com formação oncológica, que atuam no tratamento de cânceres do aparelho urogenital (rim, bexiga, próstata, uretra, pênis e testículos).

O urologista é responsável pelo diagnóstico, tratamento clínico e principalmente tratamento cirúrgico desses cânceres. Para realizar um trabalho completo é preciso auxílio de outras especialidades: oncologia clínica, radioterapia, patologia, radiologia, clínica médica e demais clínicas cirúrgicas.

Os procedimentos podem ser desde minimamente invasivos como cirurgia robótica, laparoscopia (cirurgia por vídeo), endoscopia urológica (endourologia), crioterapia, radiofrequência, Hifu até cirurgias abertas e radicais para grandes neoplasias.

Dr. Matheus fez especialização nessa área na Universidade do Colorado, Denver – EUA.

Urodinamica

A urodinâmica ou estudo urodinâmico é um exame realizado para avaliar e estudar a micção e seus distúrbios, é indicado para diagnosticar e detalhar problemas urinários como: incontinência urinária (perda de urina) seja por esforço ou urgência, dificuldade para urinar (obstrução), nictúria ( acordar à noite para urinar), dificuldades para esvaziar a bexiga, alterações do jato urinário. É possível avaliar ainda distúrbios neurológicos da micção naqueles pacientes que tem alguma alteração do cérebro ou coluna vertebral ( Alzheimer, Parkinson, Sequelas de AVC, Demências ou vítimas de traumatismos na cabeça ou coluna).

A análise desses achados deve ser realizada por profissional capacitado e bem treinado a fim de termos os melhores resultados no tratamento. Que pode ser desde remédios, fisioterapia, até um tratamento cirúrgico.Os casos devem ser individualizados e bem estudados.

Tecnicamente o exame reproduz o ciclo de enchimento e esvaziamento da bexiga, para isso é preciso utilizar sondas bem fininhas e delicadas que são colocadas na bexiga e no reto e conectadas em uma máquina que transfere os estímulos ao computador. Mas não se assuste, o paciente geralmente não sente dor e o ambiente do exame é humanizado para que o paciente tenha o maior conforto e o médico chegue no diagnóstico preciso. O exame também permite determinar a intensidade do problema, informação que vai ajudar o médico a decidir qual é o melhor tratamento em cada caso.

Tratamento de doenças da próstata

Especialidade dedicada ao tratamento das doenças benignas da próstata como a hiperplasia prostática e as prostatites, e ao rastreamento e tratamento do câncer da próstata.

Consiste em tratamentos simples com medicamentos tomados por via oral, ou tratamentos cirúrgicos por vias minimamente invasivas, até grandes cirurgias radicais e complexas.

Visite a sessão entenda as doenças urológicas e saiba mais sobre cada doença da próstata.

Planejamento familiar

É um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez indesejada. Na urologia consiste em tratamento da infertilidade masculina, seja através de medicamentos, seja através de tratamento cirúrgico como por exemplo a correção de varicocele em casais que desejam filhos.

Já os casais que não desejam mais ter filhos a melhor opção contraceptiva é a cirurgia de vasectomia, que é a ligadura dos vasos deferentes.Isso impossibilita a passagem dos espermatozóides através da ejaculação. São elegíveis para esta cirurgia homens maiores de 26 anos ou que já tem mais de 2 filhos.

Infecção urinária, cistites e DSTs

A Infecção do Trato Urinário (ITU), é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra.A ITU atormenta as mulheres normalmente até 2 vezes por ano, quando aparece com freqüências maiores é necessária uma investigação anatômica do trato urinário. Nos homens qualquer infecção urinária merece investigação.

As Cistites podem ser desde origem infecciosa, até irritativas, inflamatórias ou auto-imunes.

Já as Doenças Sexualmete Transmissíveis (DSTs), são doenças que atingem homens e mulheres decorrentes da atividade sexual desprotegida. Na maioria das vezes se tratadas de forma rápida e precisa apresentam ótimos resultados.

Tratamento da impotência sexual

A impotência sexual é um distúrbio multifatorial que pode surgir desde estresse e ansiedade, disfunções hormonais, disfunções orgânicas (diabetes, doenças vasculares e tabagismo) e pós-operatórios de cirurgias urológicas de grande porte e coloproctológicas.

Cabe ao urologista diagnosticar a causa da disfunção e tratá-la dentro das melhores praticas clinicas e cirúrgicas. As modalidades de tratamento são tratamento psicológico, tratamento com ansiolíticos, reposição hormonal, até tratamentos cirúrgicos com próteses penianas infláveis ou articuladas. O importante é devolver a capacidade do paciente em realizar as atividades sexuais de forma satisfatória para o casal.

Veja mais sobre o tema na sessão entenda as doenças urológicas.

Preencha o formulário abaixo e em breve responderei sua mensagem.

Matheus Miranda Paiva - Doctoralia.com.br