Telefones de contato:
  • (11) 3159-3618
  • (11) 98990-5985

Urodinamica

A urodinâmica ou estudo urodinâmico é um exame realizado para avaliar e estudar a micção e seus distúrbios, é indicado para diagnosticar e detalhar problemas urinários como: incontinência urinária (perda de urina) seja por esforço ou urgência, dificuldade para urinar (obstrução), nictúria ( acordar à noite para urinar), dificuldades para esvaziar a bexiga, alterações do jato urinário. É possível avaliar ainda distúrbios neurológicos da micção naqueles pacientes que tem alguma alteração do cérebro ou coluna vertebral ( Alzheimer, Parkinson, Sequelas de AVC, Demências ou vítimas de traumatismos na cabeça ou coluna).

A análise desses achados deve ser realizada por profissional capacitado e bem treinado a fim de termos os melhores resultados no tratamento. Que pode ser desde remédios, fisioterapia, até um tratamento cirúrgico.Os casos devem ser individualizados e bem estudados.

Tecnicamente o exame reproduz o ciclo de enchimento e esvaziamento da bexiga, para isso é preciso utilizar sondas bem fininhas e delicadas que são colocadas na bexiga e no reto e conectadas em uma máquina que transfere os estímulos ao computador. Mas não se assuste, o paciente geralmente não sente dor e o ambiente do exame é humanizado para que o paciente tenha o maior conforto e o médico chegue no diagnóstico preciso. O exame também permite determinar a intensidade do problema, informação que vai ajudar o médico a decidir qual é o melhor tratamento em cada caso.


Matheus Miranda Paiva - Doctoralia.com.br